quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Solução

Muito tenho falado, desde o início do Blog, dos problemas, das complicações que podem advir desta situação. Enfim, do panorama geral do país visto desta “janela” chamada Mercados Financeiros.
Mas tudo é volátil. Eu próprio, em Maio, não acreditava que o FMI tivesse que intervir em Portugal. Acreditava que as medidas do PEC II seriam suficientes e que, acima de tudo, seriam executadas! Pois bem, os políticos conseguem sempre surpreender-nos… Mesmo estando num estado de pré-falência não foram capazes de fazer o mínimo no corte da despesa. Acabámos todos nesta situação.
E agora qual é a solução? Penso que todos já sabem bem a minha opinião, está estampada em todos os meus textos. Mas passo a explicar com mais exactidão:
1ª Fase - Pedir ao FMI uma primeira avaliação sobre a situação real do País
Esta fase terá que ter uma preparação prévia, dada a necessidade de ser muito rápida.
Realizar  uma avaliação das contas públicas e das medidas até então tomadas. 
Terá que se constituir uma task force com o objectivo de avaliar rapidamente não só a situação real dos bancos como também as potenciais perdas que possam ter que assumir no futuro com as medidas de austeridade que virão.
Determinar o montante necessário a pedir de empréstimo ao FMI/EU para conseguir reestruturar as finanças públicas e capitalizar os Bancos (os que necessitarem).
2ª Fase – Oficilização do Empréstimo
Receber o montante estipulado na 1ª Fase.
3ª Fase – Execução de medidas e reformas necessárias
Determinar as medidas de austeridade necessárias.
Congelar todos os projectos de grande investimento do Estado. Reavaliar todas as Parcerias Público Privadas. Emagrecer todo o quadro da função pública e as empresas Estatais.
Capitalizar os bancos
Reavaliar todas as prestações sociais e subsídio de desemprego.
Análise de todos os problemas da sociedade portuguesa e do meio económico.
Pôr em prática reformas fundamentais que têm sido susessivamente adiadas pelos governos.
Final
Existem três cenários que se desdobram em muitas outras fases. Determinar qual dos cenários irá ocorrer será, neste momento, pura futurologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário