segunda-feira, 4 de outubro de 2010

De Bestial a Besta em 1 segundo

Hoje liga-se a televisão e lá estão os comentadores, políticos e jornalistas a falar do mercado. Será um bicho? Um monstro que anda a tentar comer-nos?
O mercado são pessoas como eu que tentam fazer futurologia - analisam, estudam e tentam prever. Mas não é fácil e não é para todos. Num segundo passamos de bestiais a bestas, uma decisão errada, uma visão incorrecta, num mundo que muda num abrir e fechar de olhos.
Mas não subestimem as nossas capacidades, já passámos por muito, enganámo-nos no passado, aprendemos com os erros, e agora mais do que nunca é difícil enganarem-nos. Enganados são vocês quando dizem que nós somos um engano. Enganados são vocês quando não vos mostram os números. Enganados são vocês que acreditam na utopia política.
A realidade é aquela que nós vemos, na análise dos fundamentos, dos números e dos factos. O mercado hoje está contaminado com a análise política (ver O Novo Paradigma dos Mercados), mas essa análise só tem estado a sustentar o mercado na utopia política. Quando sair… só teremos o fundamental… o FMI em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário