sábado, 2 de outubro de 2010

O Benchmark da Realidade

Muito se tem falado nos últimos dias da Irlanda, nos mercados pelas últimas medidas tomadas e o nível de perdas que o Estado está a considerar na salvação dos bancos em Portugal pela comparação que se faz.

Dado que muitos falam sem saber ou preferem não perceber, acho útil dar aqui uma pequena explicação da realidade. Porque a utilização da Irlanda como comparativo de Portugal é totalmente útil e um bom exercício racional, mas temos é que conhecer a realidade:

Irlanda – Esta semana foi apresentada uma estimativa do valor total necessário por parte do Estado para “salvar” as instituições financeiras e Building Societies. No pior cenário, o governo aponta para um total de 50 mil milhões de Euros contra os anteriores 33 mil milhões de Euros. Repito no pior cenário. Mas só no Anglo Irish Bank já foram colocados 22.9 mil milhões de Euros e espera-se um incremento de mais 6.9 mil milhões de Euros. Concluindo, o governo Irlandês vai gastar só em 2010 20% do seu PIB para salvar as instituições financeiras.

Mas medidas muito duras foram tomadas logo de início, muito primeiro que outros países como corte dos salários da função pública que ascenderam aos 20%.

Na realidade a Irlanda, na minha opinião, está a tomar as medidas correctas. Está a limpar os balanços dos bancos de todas as perdas e sanear as contas públicas. Para que um dia, os bancos e o Estado possam voltar a dar o seu contributo para o crescimento da economia.

E nós? O que já fizemos? Dizer que a Irlanda está pior que nós é muito subjectivo, diria mesmo irreal. Para isso teríamos de estar no mesmo ponto da curva de evolução e não estamos. Estamos bem mais no início. Muito falta por fazer.

E qual é o valor real de imparidades nos nossos bancos? Qual é o valor real da nossa dívida sobre o PIB (incluindo Parcerias Publico Privadas, empresas públicas e afins)? Qual é o valor da dívida sobre o PIB do sector privado?

Qual é a nossa realidade?

Será que a Irlanda não é o benchmark da realidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário