Nos últimos dias tenho concentrado mais os meus comentários na área política, mas hoje vou falar um pouco dos mercados e dos novos paradigmas.
Lembro-me muito bem das alturas onde havia a eterna discussão de Análise Fundamental vs Análise Técnica. Os estudos dos gráficos, os EPS e tudo o que isso envolvia. O Mercado era cada vez mais livre, com pouco ou mesmo nenhuma regulação. Os Traders aplicavam as suas estratégias de sucesso, os back testing de modelos, tudo parecia simples e sem grande intervenção externa. Os mercados é que ditavam as regras e os agentes seguiam-nas.
Com a crise tudo mudou, tudo foi posto em causa, mesmo o próprio mercado. Aquele que outrora liderava o pensamento, hoje é diariamente posto em causa.
Isto levou a um novo paradigma, o paradigma da Análise Política. Hoje quem dita as regras do mercado são os políticos, pelo que dizem, pelo que fazem e pelo que não fazem.
Mas o mais interessante é que é a Análise Política que hoje sustenta o mercado.
- A política do tentar safar tudo no curto prazo.
- A política de não assumir as responsabilidades (perdas) agora porque temos eleições a vencer, depois disso logo se vê.
- A política de vamos assumindo as coisas devagarinho para não fazer mossa e quando estiver tudo bem, vai tudo que já ninguém repara.
- A política de acreditar num projecto que está mal estruturado, mas ninguém quer alterar (Projecto Europeu).
E é isto que ainda permite o mercado acreditar. Porque se pensarmos só nos fundamentais… já tínhamos fechado a loja…
Irónico, disse que ia falar dos mercados e acabei a falar de política… É o novo Paradigma.
Sem comentários:
Enviar um comentário