quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dão-me Crédito?

Hoje em Portugal é mais fácil um devedor ter crédito que um bom pagador.
Se tiver uma situação financeira boa, cumpridor de todas as suas obrigações e tentar obter crédito, digo-lhe já que se vai meter numa aventura.
Se está aflito, não sabe onde ir buscar mais dinheiro, o melhor mesmo é ir ter com o seu banco e pedir a reestruturação da sua dívida. Será aprovada já amanhã!
Estranho? Nada. Simples de contar: os bancos hoje não têm mais capacidade para dar crédito, pois se ninguém lhes dá a eles, como é que eles vão dar aos outros? Não podem. Mas o crédito que eles têm já em carteira e pelo qual já assumiram o risco, terão de o manter. Mas até quando?
Pois bem, isso é o que ninguém sabe. A verdade é que a prática dos bancos hoje no crédito mal parado pode ser desastrosa.
O grande problema reside nas PMEs, onde os bancos têm grandes volumes de crédito, com poucas garantias associadas. Muitas das empresas estão falidas já com o fisco à perna. Mas os bancos continuam a reestruturar as suas dívidas, sabendo que nem uma prestação vão estas empresas voltar a pagar nos tempos mais próximos.
Mas Como e Porquê? Vamos a este caso prático:
Eu sou dono da empresa X e tenho um crédito de 1.000.000,00€ no Banco Z. A crise económica abateu-se sobre o meu negócio, as vendas têm vindo a cair fortemente, já despedi grande parte do pessoal e começo a não pagar as prestações do meu crédito.
Passados uns tempos sou contactado pelo Banco Z, que muito simpaticamente quer marcar uma reunião para resolver os meus problemas de crédito.
É-me proposto uma reestruturação da minha dívida. Primeiro pedem-me mais garantias, ao qual disse não ter mais nada para dar. Depois dizem-me que tinho já 10.000,00€ de juros em crédito vencido (dívidas com mais de 90 dias de atraso), mas que estavam disponíveis a dar-me um novo crédito de 1.010.000,00€ onde pagava já os 10.000,00€ de juros em dívida. Fiquei surpreendido, a empresa estava falida e estavam-me a aumentar o meu crédito. Ainda dizem que os bancos não ajudam os empresários!...

Para o banco, esta reestruturação foi fantástica: o cliente já não tem crédito vencido e não será necessário fazer provisões sobre o crédito (não será assumida a perda contabilisticamente). Ok, aumentou-se o montante em dívida e sabemos que o cliente não vai pagar as próximas prestações… mas não há problema, daqui a 90 dias reestruturamo-la outra vez!

2 comentários:

  1. Existe por ai muita empresa que já devia ter fechado ao tempo...

    ResponderEliminar
  2. Só agora descobri este blog... Interessante e necessário! Continue a divulgar as suas ideias que eu vou "ouvindo"!

    ResponderEliminar