quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bye Bye Globalização!

Os mercados accionistas têm estado num rally nas últimas semanas, tudo porque o mercado espera que na próxima reunião do FED venha mais QE (Quantitative Easing). Para quem não sabe, QE é quando os Bancos Centrais ligam as suas máquinas de fazer dinheiro, e utilização esse mesmo dinheiro para comprar activos financeiros e, desta forma, injectam dinheiro na economia.

Mais sustento teve quando esta semana o BOJ anunciou que ia pôr em prática um plano de compra de 5 Triliões de JPY de activos de quase toda a espécie.

Mas o que isto significa? Porque é que o mercado responde assim? Primeiro isto significa que a retoma económica está a abrandar e que os Bancos Centrais têm que voltar a incentivar a economia. Os mercados respondem bem, porque mostra que os Bancos Centrais estão apostados a fazer tudo na retoma económica e também porque existe uma valorização artificial nos seus activos caso os Bancos Centrais comprem.

Para além disso existe um objectivo final, comum em ambos os movimentos: a desvalorização da moeda. Mais moeda existe no sistema, menor é o seu valor. Mas qual é o objectivo? É a receita mais velha da história económica – aumentar as exportações. Os países, nomeadamente os EUA, já perceberam que a procura interna não está a corresponder aos estímulos como esperado. E que a única solução no curto prazo para reavivar a economia é por via das exportações.

Dado que quase todos os países desenvolvidos então com dificuldades internas de crescimento, toda a esperança reside nos países emergentes, especialmente a China. Ora vejamos este gráfico:

Os países estão todos a apostar nas exportações para a China, mas ela não quer carregar nas suas costas todo o peso da retoma (com as consequências que daí advêm). Não quer deixar expandir demasiado a sua economia interna. E acima de tudo não quer uma valorização da sua moeda.

Na minha opinião… ninguém.

E que solução virá a seguir? O Proteccionismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário