domingo, 17 de outubro de 2010

Era uma vez…

Um país onde o governo já não conseguia governar, onde os jogos políticos dominavam a governação, bem como a mentira. Um dia, tiveram a necessidade de passar um orçamento, mas como não tinham maioria, necessitavam do apoio da oposição. Como não sabiam negociar, utilizaram a chantagem, dizendo que vinha o papão se não houvesse orçamento.
A oposição, liderada por um partido que já não governava há algum tempo estava sedenta de poder. E via nisto tudo uma oportunidade para ganhar votos. Por um lado, sabia que mais tempo isto durasse mais votos iria ganhar. Por outro lado, tinham muito medo que o papão viesse, esse sim podia assustar a população e tirar muitos votos.
Um dia antes da votação do orçamento o líder da oposição pensou: “Este orçamento vai fazer muito mal ao nosso País, vamos todos ficar muito mal e não resolve os nossos problemas”. Mas por outro lado ele sabia que o papão podia aparecer e tirar votos ao seu partido nas eleições. Ele não conhecia bem o papão, ouvia dizer que assustava as populações e que já andava lá nas redondezas, mas que por outro lado podia ajudar o País a resolver os seus problemas.
Quando chegámos ao dia da votação do orçamento, o nervosismo pairava no ar. Ninguém sabia como é que o partido da oposição ia votar. Até que chegou ao momento. “Credo” diz o primeiro-ministro do governo quando vê quase toda a oposição a votar contra, ficando apenas 2 ou 3 deputados que não acarretaram a ordem do líder da oposição a votar contra. “O governo vai cair”, grita ele.
E assim foi, o governo caiu e o papão veio.
Foram tempos muito difíceis, a população viveu aterrorizada pelo papão que assustou muita gente. O governo teve que fugir para bem longe, e o líder da oposição também. A população culpou-o por tudo o que estava a acontecer.
Vieram novos governantes, eleitos pelo povo, mas sempre com o papão por lá.
Até que o tempo passou, e as pessoas começaram a ver que o papão assustava, mas estava a fazer bem àquele Pais. Muitos problemas resolveram-se e as pessoas começaram a viver melhor. Afinal, como o líder da oposição achava, o papão veio mesmo para resolver os problemas.
Hoje a população sabe que apesar de nunca ter sido primeiro-ministro, aquele líder da oposição fez mais por aquele povo, do que muito governos que por lá passaram. Além de que ele preferiu não subir ao poder, mas sim dar uma solução ao seu País. 
Como ele disse um dia, “Mais que político, mais que líder da oposição, sou um cidadão comum e o que eu quero é o melhor para todos”.
Fim

2 comentários:

  1. quero felicitar o autor do blog pelos excelentes textos que acabei de ler ... boa continuação

    ResponderEliminar
  2. Nesse país vivia um menino que era considerado muito feio porque usava cabelo comprido e então os senhores empresários daquela terra, apesar de terem barrigas gordas a cair por cima dos cintos e o cabelo gorduroso cheio de caspa e terem dentes podres, nunca lhe davam emprego por acharem que ser gordo e ter caspa e os dentes podres é que era bonito e ter o cabelo cabelo comprido era feio. Então esse menino viveu triste muito tempo, mas um dia recebeu uma herança de uma tia muito rica mas como estava muito zangado ía ao país vizinho comprar tudo que precisava e não comprava nada aos empresários barrigudos com cabelo oleoso e os dentes podres.

    ResponderEliminar