sábado, 30 de outubro de 2010

Dejà Vu

Estive a fazer uma actualização dos vencimentos e pagamentos de juros da dívida de Portugal para 2011. O resultado está reflectido no quadro abaixo:

Antes de tudo, devo avisar que nestes dados não estão incorporados os mil milhões de euros (expectáveis) que Portugal vai emitir no dia 3 de Novembro - 500 milhões a 3 meses e 500 milhões a 12 meses. Só com o resultado do leilão é que iremos saber o montante final da emissão.
Ao olhar para este gráfico, sinto que já vi isto em algum lugar... mas já não me lembro…
Bem, voltando à minha análise, a realidade é que Portugal tem de “arranjar” quase 30 mil milhões de euros para pagar aos seus credores no ano que vem. Significa também que temos já no próximo ano mais de 18% da nossa dívida a pagar, valor que tem vindo a subir, reflectindo a falta de capacidade de Portugal se financiar em prazos mais longos. Pior é que cerca de 25 mil milhões de euros vencem-se até Junho.
Todos sabemos a situação actual do sistema financeiro e, como já disse, o mercado não se vai abrir muito mais com o orçamento aprovado. As condições de financiamento de Portugal continuarão difíceis e caras!
Toda a dívida vai refinanciar-se no curto prazo, com juros altos, em cima dos bancos Portugueses, em cima do BCE! Até quando?
Ah! Já me lembro onde vi um gráfico parecido... era o da Grécia em 2010...

Sem comentários:

Enviar um comentário