terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Base

Depois de tanto falar e dizer por aqui, falta mesmo é explicar a base do nosso problema. Não é nada complicado ou cientificamente inexplicável, bem pelo contrário, até é bastante simples. O nosso problema chama-se Leverage – Alavacagem Financeira.
É um mal que atravessa toda a sociedade, e são poucos os que não sofrem deste mal. Desde o Estado, Empresas, Bancos e Particulares. Até acho hilariante quando ouço comentários de pessoas a dizer que os Bancos e o Estado é que têm crédito a mais e que eles é que são os culpados de tudo. Pois se não fossem os bancos, muita gente não tinha comprado muita coisa bonita que tem lá por casa! E se o Estado andou a viver acima do crédito, pois bem, quem é que não andou?
Mas isso quererá dizer que também eu tenho leverage? Fiz aqui uma simples fórmula que nos permite calcular o seu leverage:








Leverage
=
Créditos




Poupança + Equity*









* Equity = Activos - Créditos









Caso lhe der um valor negativo considere-se insolvente. O ideal será situar-se entre 0 e 1, pois nesse caso é considerado sem leverage. A partir desse valor quanto maior, pior é a situação. Pois isso quer dizer que se está financeiramente alavancado e mais exposto ao crédito.
Então como é que pode diminuir a sua exposição ao crédito? Por duas formas fundamentais para as quais já alertei no comentário O Aviso: Através da amortização parcial ou total de créditos ou através da criação de poupança. Experimente fazer as contas e veja os resultados!
Mas tudo isto pode complicar-se se introduzirmos uma desvalorização dos activos que temos em balanço, pois a nossa alavancagem aumenta, não por via de crédito mas por perda em Equity. Este é um dos maiores riscos que temos na Banca. Se existir uma grande desvalorização dos activos em carteira (por exemplo, com as casas), os seus ratios de leverage aumentam. Isso levará a uma necessidade de aumento de capital ou à venda de activos com perdas potenciais.
Nota: Se quiserem receber um ficheiro em Excel para que possam calcular o vosso leverage mandem um e-mail para diariodofmiemportugal@gmail.com.

1 comentário:

  1. Mais uma vez parabéns, este blog devia ser obrigatório lêr...

    Não sou grande conhecedor da macroecónomia, sou apenas um microempresário, que poupa...

    A minha pequena empresa não tem, nem necessita de crédito bancário, porque não comprei BMW`s e peguei no dinheiro e investi em poupanças com pouco risco.

    Cumprimentos e mais uma vez parabéns, continue.

    p.s- tudo farei para divulgar o blog.

    PS

    ResponderEliminar