terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Batalha Naval chegou aos Mercados Financeiros

Este fim-de-semana fiquei a saber que, segundo José Sócrates, os mercados financeiros estavam a ficar nervosos por causa dos submarinos. Em entrevista à TVI a justificação das medidas tomadas visava acalmar os mercados que estavam muito preocupados com os submarinos nas contas públicas.

Fiquei surpreendido dado que sou um agente de mercado e a minha preocupação nunca passou por aí. Será que eu sou que estou a ver mal?

Sendo hoje um feriado apenas nacional e eu aqui metido a trabalhar, nada mais divertido do que chatear as contrapartes internacionais e perguntar-lhes o que acham dos submarinos nas contas públicas e se é essa a razão do nervosismo.

O exercício foi bastante divertido, dado que muitas das contrapartes nem sabia que existiam submarinos que iam ser reflectidos nas contas. Sim, porque o ultimo relatório de execução orçamental ainda não tem nenhum submarino.

Os poucos que sabiam achavam que não era os cerca de 500 milhões de Euros por submarino que os punha nervosos sobre a situação de Portugal!

O que realmente pôs o mercado com os nervos em franja, e que foi uma preocupação unânime, foi a fraca execução orçamental do primeiro semestre, conjugado com a já expectável ainda pior execução do segundo semestre apesar dos aumentos de impostos do PEC II. Por outro lado, verificou-se que a despesa em vez de cair estava a aumentar! Tudo isto, mais a instabilidade política com a incerteza da aprovação do orçamento, fez subir o sentimento negativo sobre Portugal.

Tudo isto faz-me pensar no que se passa no nosso país. Tivemos em Maio numa situação perto da bancarrota, desmembramento da Zona Euro, queda de todo o nosso sistema financeiro. Tínhamos que tomar medidas rápidas e eficazes para nos credibilizar. No final do dia nós continuamos a fazer mais do mesmo: a ignorar por completo tudo e todos, a pôr-nos a jeito para sofrer mais! E depois dizem que os mercados financeiros ainda não estão estabilizados! Os mercados financeiros é que não andam com os olhos tapados, mas sim bem abertos para a realidade.

Será que é por falta de inteligência ou capacidade intelectual? Isto não pode continuar assim porque senão nem com o FMI cá vamos lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário