terça-feira, 23 de novembro de 2010

Primeiro Dia do Fim do Euro

Hoje pode ser o primeiro dia do fim do Euro. Passo a explicar: Todos vimos a Grécia e a Irlanda pedir ajuda ao FMI/EU e todos sabemos que, mais dia, menos dia, Portugal irá no mesmo caminho – já ninguém duvida disso. Agora o que me preocupa é o que vem a seguir: Espanha.
Se me perguntassem há uma semana se Espanha podia ter problemas, a minha resposta era não. Hoje, depois do movimento que assisti no mercado, acho que a minha resposta mudou para sim.
Vamos observar o gráfico do spread entre o juro da dívida Alemã Vs Espanhola a 5 anos:

Hoje, o spread bateu novos records. Observámos um aumento do juro da dívida Espanhola e uma queda do juro da dívida Alemã. O que isto significa, não é só uma fuga para a qualidade, é uma diferenciação de risco Alemanha Vs Espanha. Para o mercado, os riscos destes dois países diferem cada vez mais, não existindo uma solidariedade de dívida, apostando-se cada vez mais no desmembramento da zona Euro.
Hoje já ninguém quer risco da Grécia, Irlanda, Portugal e agora Espanha. Tudo e todos estão a vender o que podem.
Agora podem argumentar: isso já se passou com a Grécia e com a Irlanda e ainda se vai passar em Portugal, temos o Fundo de Estabilização Financeira para nos ajudar a todos. Pois bem, a grande diferença é o custo de socorrer Espanha. Ninguém sabe exactamente quanto será necessário, mas posso dizer que será mais que Grécia, Irlanda e Portugal juntos. Será que no final do dia temos dinheiro? O dinheiro na Europa começa a ser limitado. Estamos a falar de um pacote de ajuda para o Estado e Bancos entre os 350 mil milhões de Euros a 1 Trilião de Euros.
Não quero acreditar que tudo isto vai acontecer, mas sinceramente começo a ficar muito preocupado. Como alertei no meu comentário O Banco Central Europeu Segura os Mercados, Espanha tem uma enorme necessidade de refinanciamento para o ano, maior que Portugal. Se os mercados não estiverem estabilizados podemos ter aqui um verdadeiro problema na zona euro – com um fim inimaginável...

2 comentários:

  1. Basta saber de economia para se ter percebido logo em Abril deste ano que a zona euro, tal como é agora, não pode sobreviver.

    O problema é que os pigs são mesmo pigs e, agora para complicar tudo ainda mais, um deles é um pata negra grande como um javali.

    Quando chegar a vez de Espanha, vamos perceber todos que não foram só os gregos que enganaram os parceiros nos números. As cajas e as autonomias espanholas são uma bomba atómica financeira no coração da Europa.

    BUM!!!!

    ResponderEliminar
  2. A única saída para toda esta burrada monumental está na lucidez gelada da receita Merkel.

    Trazer a porcaria toda para a luz do dia e começar a limpar com todos os envolvidos a sujar as mãozinhas.

    No pain, no gain.

    ResponderEliminar