sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Para quem não sabe…

Em relação ao meu comentário de ontem, e para que não haja dúvida, aqui vai a notícia que podem encontrar no site da Rádio Renascença:


Comissão de trabalhadores e administração da AutoEuropa chegaram a acordo, apurou a Renascença.


Os trabalhadores da AutoEuropa vão ter um aumento salarial efectivo de 3,9%. A Comissão de Trabalhadores e a Administração da empresa chegaram a consenso para um acordo que vai vigorar até 30 de Setembro de 2012.

Em Dezembro, os trabalhadores vão receber prémios individuais que variam entre os 400 e os 500 euros.

No documento a empresa compromete-se ainda a não fazer despedimentos colectivos, até 31 de Dezembro de 2012 e integrar todos os trabalhadores em contratos temporários. O subsídio de transporte é aumentado em 5%.

Os plenários de esclarecimento vão ter lugar no próximo dia 2 de Novembro. No dia 4, este pré-acordo vai a votação entre os trabalhadores.

A informação foi confirmada à Renascença por António Chora, da comissão de trabalhadores, segundo o qual este cenário de aumento das condições de remuneração é possível por causa do bom desempenho da AutoEuropa.

“É possível porque nós vivemos num cenário alemão, num cenário de outros países da Europa para onde nós exportamos os nossos carros e que é mais positivo. Uma melhoria da situação económica dos trabalhadores, algumas melhorias sociais, isso é aquilo que destacamos como mais importante”, afirma António Chora.

5 comentários:

  1. Continuo a considerar este blog muito interessante e divulgo bastante os seus artigos. Em relação à gréve da Autoeuropa imaginem o que acontece em Wolfsburg (Admin. da WV que conheço bem): "Os Portugueses fizeram grève! com os aumentos que lhe demos? Vamos já planear redução da produção em Portugal". A curto prazo os trabalhadores sentirão os resultados desta estupidez de grève justificada pela solidariedade nacional.

    ResponderEliminar
  2. Ainda sobre a AutoEuropa e para quem não sabe ... acho que faz muito bem em deixar isto esclarecido, senhor autor do blog.

    Realmente, a AutoEuropa tem tudo e é tudo o que o resto da nossa economia não tem e não é.

    Por partes:

    - elevados níveis de investimento directo, com fluxos reprodutores em cadeia de valor

    - produção de bens com elevado valor acrescentado

    - forte orientação exportadora

    - gestão profissional

    - aposta na valorização da componente trabalho (ver os termos do recente acordo de empresa 2011-2012)

    - estímulo e sustentação de clusters de empresas de bens e serviços a juzante (componentes, logística, etc)

    - valorização da região onde se encontra (porto de Setúbal)

    etc etc etc etc

    ResponderEliminar
  3. Apoiado. Apoiado. Apoiado!

    Afinal, o aumento dos 3,9 % na autoeuropa não foi mesmo para as senhoras da limpeza. Também me parecia ...

    Oh sertorius, as indústrias dos componentes cá dentro e lá fora não estão a juzante, estão a montante mas percebo a ideia e concordo com tudo o que disse.

    As pessoas esquecem-se que no inicio a autoeuropa era uma joint-venture da Ford-VW. Os americanos já cercados por todos os lados desinvestiram à doida na europa e também em Palmela mas a VW assumiu a parte deles com a Seat (Grupo VW).

    Vão aumentar a produção em 2011. Fazem um acordo de empresa com termos altamente favoráveis para os que ali trabalham. Dão formação. Dão remuneração. Dão segurança. Exigem e conseguem resultados.

    ResponderEliminar
  4. Pessoal, a situação que estamos a viver em Portugal e na Europa/USA é tão séria que temos que reagir.

    É um dado adquirido que em momentos de stress os valentes e os cínicos usam a arma do humor e da boa disposição para enganar o medo.

    Vamos rir um bocado? Aqui vão algumas piadas das salas de mercados para partilhar com os "civis".

    Piada #1

    - O que são os pigs quando entra o FMI? Roast pigs! (porco assado)

    Piada #2

    - Em que se transformam os pigs depois de passarem pelo crivo dos mercados? Em fatias de fiambre ... muito fininhas!

    Piada #3

    - O que dizem uma águia alemã e uma vaca holandesa aos pigs do sul da europa? Aprendam a fazer contas!

    Piada #4

    - Porque é que o Sócrates insiste no jogging? Para fugir à realidade!

    Gostaram?

    ResponderEliminar
  5. Já que estamos numa de humor negro para desanuviar, oiçam esta:

    Quatro porcos - um grego, um irlandês, um português e um espanhol - foram passear até Bruxelas, cidade famosa pelos seus restaurantes e cervejarias.

    Divertiram-se à grande e quando chegou a hora de jantar viram um sítio com aspecto agradável em que no parking era só Audis, BMWs e Mercedes.

    "Mesmo bom para nós", pensaram, "Aqui deve comer-se e beber-se bem. Vamos entrar!"

    Assim fizeram. Deram-lhes uma mesa na periferia mas, apesar de estar perto da cozinha e das outras áreas de serviço, a comida e a bebida era do melhor.

    Entusiasmados, com muita fome e muita sede, foram-se deixando ficar até que chegou o momento de pagar a conta do repasto.

    Foram então até à caixa e repararam que a senhora lhes lembrava alguém que já tinham visto antes mas não deram muita importância ao assunto.

    Cada um puxou das carteiras e estendeu várias notas de euros para pagar a sua parte.

    "Euros?" perguntou a sra Merkel com ar incrédulo "Isso acabou enquanto vocês estavam a comer. Aqui funcionamos só com marcos alemães!"

    ResponderEliminar