quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Efeito Bola de Neve

Hoje tivemos mais uma emissão de divida pública: Bilhetes do Tesouro a 1 ano com uma taxa média de 4.81%.

Continuamos na mesma estratégia: Endividarmo-nos no curto prazo a taxas baixas... Quero dizer, altas! Pois até no curto prazo já estamos a pagar caro!

Então vamos ver o resultado da estratégia do IGCP em termos de financiamento, vamos ver o montante total de vencimentos, por ano, de Bilhetes do Tesouro a partir de 2004:


Em 2010 temos um total de mais de 20 mil milhões de Euros, vencidos ou a vencer, de Bilhetes do Tesouro. Em 2011 temos neste momento mais de 16 mil milhões de Euros a maturar.
Com a necessidade de refinanciamento que nos espera para o ano e com a dificuldade de emitir Obrigações do Tesouro (prazos superiores a um ano), vamos ter que efectuar muitos leilões de Bilhetes do Tesouro - se conseguirmos...
Tudo isto significa que a barra no gráfico referente a 2011 tenderá a aumentar, bem acima dos valores registados em 2010, gerando um efeito “bola de neve”.

Na minha opinião, estamos a chegar ao fim da linha. Se já estamos a pagar estas taxas a 1 ano, estamos quase a pagar tanto quanto a Grécia paga de juro ao FMI\EU a 3 anos.
Será que vale a pena adiar mais?...

3 comentários:

  1. Talvez fosse interessante explicar aos leitores do blog o que significam estes yields no curto prazo.

    A aproximação aos níveis do longo prazo, exigindo os credores maiores remunerações e as alterações verificadas nos padrões da procura, revelam que Portugal vai sair do mercado.

    Não pode permanecer nestas condições. O mercado já sabe isso e está a ganhar muito dinheiro com isso.
    Portugal, para nossa desgraça, finge que não sabe.

    Trafulhas até ao fim.

    ResponderEliminar
  2. Quantitative easing (QE) is a monetary policy used by some central banks to increase the supply of money by increasing the excess reserves of the banking system. This policy is usually invoked when the normal methods to control the money supply have failed. It has been termed the electronic equivalent of simply printing legal tender. A central bank implements quantitative easing by crediting its own account with money it creates ex nihilo ("out of nothing")

    ResponderEliminar
  3. Grécia. Irlanda. Portugal.

    A Espanha em recessão. A Itália não cresce.

    O mercado financia. O BCE suporta. Os credores avaliam.

    Os ministros reunem. O euro não acaba.

    A NATO reúne em Lisboa. Sócrates fala com Obama em inglês "técnico" e ele percebe ... qualquer coisa.

    Somos todos felizes (esta história da carochinha é interessante e educativa mas faltam as páginas do fim).

    ResponderEliminar