sábado, 13 de novembro de 2010

Meias Mentiras

No final da semana, tivemos o prazer de ver, na televisão, uma entrevista com o Presidente do IGCP. Nessa entrevista a principal mensagem era a de que Portugal terá que renegociar 20 mil milhões de Euros em créditos para o ano.

Pois bem meus caros, o que ouvimos de Alberto Soares é uma meia mentira. Esse valor refere-se apenas às Obrigações do Tesouro. Então e os Bilhetes do Tesouro?

Para quem não sabe a diferença, Obrigações do Tesouro são títulos de dívida de médio e longo prazo (a partir de 1 ano). Bilhetes do Tesouro são títulos de dívida de curto prazo (até 1 ano). Mas ambos são dívida do Estado Português!

Neste momento – sem contar com mais uma emissão que se vai realizar na semana que vem – Portugal já tem um total de 20 mil milhões de Euros em Bilhetes de Tesouro que também vai ter que refinanciar em menos de 1 ano!

Pois bem, os nossos amigos do IGCP não contam a verdade! Os nossos amigos do IGCP não dizem que andaram a seguir a estratégia errada! Os nossos amigos do IGCP não dizem que financiaram tudo no curto prazo para ser mais barato e que agora temos um monte de dívida de curto prazo para refinanciar…

Portugal actualmente tem que refinanciar até ao final de 2011 40 mil milhões de Euros e ainda tem que buscar dinheiro para pagar o défice do ano que vem. Esta é a verdade!

E o barato vai sair bem caro, pois nesta semana o juro da dívida Portuguesa a 1 ano chegou aos 4%! Espero que só paguemos em juro, mas parece-me que vamos pagar ainda mais caro… com uma intervenção do FMI!

Todos falam da Irlanda. De facto, a Irlanda pode ter neste momento taxas de juro da dívida mais altas que as nossas, mas não necessita de ir ao mercado antes de Abril de 2011, logo não está a pagar esses juros! Fez o trabalho de casa e alongou no momento certo a maturidade do seu endividamento.

Concluindo, não podemos continuar assim! Não podemos continuar a ser governados e geridos por pessoas que simplesmente não dizem a verdade! Não assumem a sua responsabilidade! Não assumem os seus erros! Não há mal em errar (desde que não seja premeditado), mas há mal em mentir quando se erra!

Para saberem a verdade, vão ver o meu comentário “Dejà Vu”, sem mentiras, sem meias mentiras, sem meias verdades!

3 comentários:

  1. Não tem muitos comentários, mas fique a saber que o seguimos com muita atenção...

    Penso que deveria divulgar mais o blog, da minha parte é o que tenho feito...

    Mais uma vez parabéns, são necessárias pessoas assim que expliquem em linguagem corrente o que se está a passar na realidade.

    Parece-me que a maioria dos Portuguêses ainda está anestesiada e quando acordar vai ter uma dura realidade à frente.

    Cumprimentos
    Pedro Soares

    ResponderEliminar
  2. E ainda há o refinanciamento e a amortização da dívida dos nossos bancos em 2011, muita dela de curto prazo.

    Nestes últimos anos em Portugal, o Estado e o sector privado foram dois cegos que se ajudam mutuamente a atravessar uma autoestrada na hora de ponta!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Goldman Sachs, citada pela Reuters esta noite, diz que a Comissão Europeia está a negociar plano de ajuda com Portugal este fim de semana.

    Refere que pedido de ajuda de Irlanda ou Portugal implicará o envolvimento em simultâneo destes dois países para evitar agitação nos mercados.

    Já não falta muito.

    ResponderEliminar