domingo, 7 de novembro de 2010

Inundação de Dólares

A semana passada foi marcada por reuniões dos principais Bancos Centrais, de onde, em alguns casos, saíram decisões bastante importantes.
Hoje vamos falar da decisão tomada pelo FED.
O Banco Central Americano decidiu imprimir mais dinheiro, mais dólares, no valor total de 600 mil milhões de USD. Este movimento foi dentro do esperado pelo mercado, tendo sido o montante ligeiramente superior ao esperado (500 mil milhões). Para quem não tem muito conhecimento dos mercados financeiros, a injecção de dinheiro na economia é feita através de compra de activos (aos bancos) por parte do Banco Central, que entrega dinheiro “novo” aos respectivos vendedores. Os activos ficam no balanço do Banco Central, que consoante a sua estratégia futura, verá o que fazer deles.
Este segundo “round” de QE (Quantitive Easing) – em Português “Impressão de dinheiro” – foi muito pouco pacífico entre os investidores. Alguns acham que foi uma boa decisão, uma vez que o crescimento económico está a abrandar nos EUA, não se estão a criar postos de trabalho e a inflação está controlada. Desta forma, alguns investidores acreditam que podemos evitar uma “double dip recession”. Mas por outro lado há quem a critique. Consideram que este movimento é responsável pela “bolha” que temos nos mercados de Equity, que não representa a realidade da economia. Alegam também que a inflação está actualmente controlada, mas com este movimento o FED pode deixar de controlá-la. Defendem que mais que dinheiro, o que é necessário são reformas para apoiar a economia.
Realisticamente, o FED não tem o poder de legislar, de criar pacotes de ajuda à economia. Tem apenas os mecanismos monetários, e é com isso que ele está a jogar.
Na minha opinião, a inflação nos EUA está por agora controlada. O que o FED está a fazer é simples: desvalorizar a moeda. Ele sabe muito bem que o consumo interno não conseguirá ser o motor de arranque da economia dos EUA. Ele tem que apostar tudo nas exportações, e é isso que está a fazer.
Mas qual será o resultado desta política? O que acontecerá com tantos dólares no sistema financeiro? Quem ganhará esta guerra cambial? Será que alguém ganha? Será que a economia vai recuperar?... Eu não tenho respostas, tenho algumas ideias mas só o futuro nos dirá.

1 comentário:

  1. Gosto do seu post mas sugiro a leitura do Krugman ontem no NYT sobre o impacto na retoma.

    Eu digo que vamos ter toda a gente a querer exportar ao mesmo tempo, num ambiente de guerra comercial e crescente proteccionismo.

    E se o FED estiver enganado e a inflação regressar em força será uma tragédia para a América e para o mundo.

    Pensemos em mulheres bonitas e coisas alegres ...

    ResponderEliminar