segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dominados e Dominantes

Sinceramente não percebo, acho que isto tudo vai de mal a pior. Agora a Alemanha quer pôr à força a Irlanda a recorrer ao fundo de estabilização financeira.
Realisticamente a Irlanda não necessita de dinheiro (com base em estimativas muito prudentes) até Abril do próximo ano. E não necessista mesmo, não é como a Grécia que andava dizer que não necessitava de dinheiro e todos nós sabiamos que eles já  não o tinham.
Então porquê recorrer ao fundo quando ainda se tem dinheiro? A justificação da Alemanha prende-se com o aumento dos juros da dívida da Irlanda que não param de subir e que, segundo Merkel, contagiam os restantes países da periferia. De facto, o juro sobe no mercado secundário, mas como a Irlanda não necessita de se financiar no mercado não anda a pagar esses juros. Acaba tudo por ser teórico.
Tentei obter respostas no mercado e a melhor resposta que obtive foi que a Irlanda iria, mais cedo ou mais tarde, necessitar de financiamento e que a sua situação actual não podia continuar por muito mais tempo. Desta forma “mata-se” a volatilidade e a incerteza.  
Eu, pessoalmente, não concordo muito na necessidade actual da Irlanda de aceder ao fundo; posso admitir que no próximo ano tal podia acontecer, mas isso dependeria muito do nível de perdas que iriam ter que assumir nos bancos e da sua evolução orçamental.
E os outros países da periferia estão a pagar cada vez mais juros na dívida pública por causa da Irlanda? Sra. Merkel, com todo o respeito, não me engane. Os juros da dívida estão a aumentar devido às suas magnificas propostas de reestruturação de dívidas soberanas.
A conclusão que tiro disto é muito simples: a Alemanha constrói um plano de reestruturação de dívidas soberanas. Depois “convida” os países a aceder ao fundo que leva à reestruturação da dívida, que mais não é que um expulsar de países da zona euro. Pois bem, tenho a certeza que a Sra. Merkel e os alemães não estão a ver as consequências de tudo isto. Basta ver o que aconteceu com o default da Lehman para fazer uma previsão...

3 comentários:

  1. A Alemanha está a pressionar a Irlanda e Portugal porque a torneira do BCE vai fechar em breve, ou se preferir, a Sra. Merkel não é o Sr. Obama.

    No caso da Irlanda, o estado não precisa de dinheiro até Maio-Junho de 2011 mas os bancos irlandeses estão numa situação desesperada de funding. No nosso caso, nem vale a pena falar a não ser para lembrar que o total da nossa dívida externa - estado, empresas e particulares - está calculado entre 260 a 300 % do PIB.

    A culpa é da sra. Merkel?

    ResponderEliminar
  2. Sobre este post e o comentário de Sertorius que subscrevo inteiramente, sugiro a leitura do WSJ hoje:

    EUROPE STEPS UP PRESSURE FOR AN IRISH BAILOUT

    Isto tem a ver com perigo de contágio na eurozona e também com as tensões de política monetária dentro do BCE. A sra. Merkel tem razão e vai ganhar.

    Esta é uma guerra que os alemães não podem e não vão perder!

    ResponderEliminar
  3. Eh! Eh! Eh! Eh!

    Cambada de idiotas. Quando andaram na escola não aprenderam a fazer contas ...

    Inscrevam-se nas Novas Oportunidades!

    ResponderEliminar