sábado, 27 de novembro de 2010

Olé Espanha

Esta semana foi marcada por muita turbulência nos mercados Europeus, tudo por culpa da Espanha. Continuamos na saga mata PIGS. O “G” e o “I” já foram, o “P” está a caminho, o grande problema está no “S”.
Em relação ao “P” – Portugal. Esta semana vamos ter mais um leilão de Bilhetes de Tesouro na quarta-feira. Este leilão pode ser decisivo na orientação do timing de entrada do FMI/EU em Portugal. Repito timing, pois a sua entrada já é um facto consumado no mercado. Relembro que, nem há 15 dias, tivemos o leilão do mesmo BT (1 ano) e que a taxa média foi de 4,81% e a taxa máxima foi de 4,95% para um total de 750 milhões de Euros de emissão, o que para mim representou um verdadeiro fracasso. Se correr pior (acima dos 5%) acho que pouco há a fazer senão chamar a malta do Fundo de Estabilização.
Mas esta semana foi tudo sobre o “S” – Espanha. Vamos então analisar uns dados relativos à necessidade de refinanciamento no próximo ano:

Pois bem, Espanha tem uma necessidade de refinanciamento em 2011 de mais de 150 mil milhões de Euros… Está, então, dividida na seguinte forma por meses:

Olhando para estes números, não sei mesmo como é que Espanha vai conseguir refinanciar-se, e a que níveis de juro. Claramente a União Europeia e especialmente os países que fazem parte da Zona Euro têm que avançar muito rapidamente para uma solução definitiva para esta crise.
No final da semana já ouvimos a Chanceler Merkel e o governador Weber, do Bundersbank, a mudar um pouco de discurso. Falaram em solidariedade entre os países da Zona Euro, referindo que o projecto de reestruturação de dívidas soberanas não deveria incluir as obrigações que já foram emitidas e que esse mesmo projecto só deveria ter início em 2013.
Claramente, o que vemos é um nervosismo dos políticos Europeus com a situação Espanhola. Na realidade, um problema com Espanha vai representar uma perda, talvez grande demais, para suportar. Penso que ninguém terá interesse nisso. Mas volto sempre à mesma questão: Quanto será necessário para socorrer Espanha? Para mim, o Fundo de Estabilização Europeu já não será suficiente e terá que se pensar num pacote maior e mais eficaz – Com mais solidariedade Europeia.

2 comentários:

  1. É verdade que vai ser muito díficil.

    O Financial Times dizia ontem que o Zapatero ou é muito valente ou é muito estúpido (agora imaginem o nosso Sócrates).

    Quem acertou em cheio foi o comentador Pai Natal ontem neste blog. Os porcos foram até Bruxelas passear, comemeram e beberam à maluca, e na hora de pagar as contas tiveram uma surpresa.

    ResponderEliminar