terça-feira, 9 de novembro de 2010

Complexo de Esquerda

Desde o 25 de Abril que o nosso país sofre de um síndrome que nos anda a matar lentamente. É uma doença já conhecida mas poucos querem, ou têm coragem, de falar dela. É como se falar fosse agravar ainda mais o estado doente da nossa sociedade. A doença é o complexo de esquerda.
Falo disto com toda a frontalidade necessária, pois já muitos alertaram mas sempre num tom suave – não queriam acordar o bicho!
Em Portugal quem é empresário, quem é dono de uma empresa, de um pequeno ou grande negócio é ostracizado. “Capitalista!” – alguns chamam, “Andaste a roubar!” – dizem outros. Quando essas pessoas apenas trabalharam muito para chegar onde chegaram, muito trabalho e sacrifício tiveram que fazer. E se têm o que têm é porque o merecem! Não ficaram à espera do final do mês para receber o seu ordenado, não fizeram o apenas necessário, não se associaram ao espírito da procura de regalias e garantias no trabalho, não enveredaram pelo conformismo!
A sociedade continua a deixar na “sombra da vergonha” os empresários portugueses. Muitos e bons não aparecem na televisão, não falam do que têm ou do que não têm. E são esses quem tem mais valor. Começaram do nada ou de pouco, hoje criam postos de trabalho, fazem a nossa economia crescer, ajudam Portugal a desenvolver-se. E o que é que a sociedade lhes retribui?
Há quem diga que os empresários só pensam no interesse próprio. Pois bem, quem diz isso é hipócrita. Todos, em maior ou menor medida, pensamos nos nossos próprios interesses – é da natureza humana. Que eu saiba, os sindicatos quando falam também estão a pensar no seu próprio interesse!
A criação de empresas só traz benefício para todos, temos é que perceber que cada um tem o seu papel e que temos de nos respeitar mutuamente. A criação de empresas traz emprego, salários, crescimento económico, exportações, etc.
Compreendam uma coisa, como nos conta a História, as sociedades que sustentaram a sua economia nos ideais de Esquerda “morreram”. Quem sobreviveu, chama-lhe socialismo, sendo que isso mais não é que um Capitalismo “escondido” – China.
Deixemos de ser hipócritas, deixemos de ser complexados, não somos todos iguais, não temos que ser todos iguais. Cada um tem as suas próprias capacidades. Ao Estado compete dar as mesmas condições a todos no ponto de partida, a partir daí, cada um chega onde conseguir chegar!

2 comentários:

  1. Conheço bem o sector privado português desde os anos 80. Desde as multinacionais aos negócios de vão de escada.

    Posso dizer que em Portugal para cada empresário existem 1000 especuladores.

    As empresas sempre estiveram descapitalizadas, baseadas em mão de obra barata e protegidas da concorrência.

    Quando o dinheiro ficou mais barato e acessível, os sectores que cresceram foram a construção, o imobiliário e serviços associados.

    Dirá, então a Irlanda e a Espanha não fizeram o mesmo e podemos censurar quem quer ganhar dinheiro rapidamente?

    Nesses países, desenvolveram também a economia real com projectos industriais e captação de investimento reprodutivo.

    Aqui, nada. Onde estavam os empresários?

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo... os meus parabéns!! A verdade pura sem irrealismos.

    ResponderEliminar