sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Discurso da Verdade

Hoje, excepcionalmente, vou fazer uma coisa que nunca pensei fazer aqui nos meus comentários: vou dar voz a um político. Mas abro esta excepção porque acho necessário, acho relevante e até acho obrigatório para muitos de nós. O discurso que vamos ver e ouvir vem de quem alertou previamente acerca das consequências económicas que estamos a viver, de quem falou sem medo da realidade que viria, de quem fala ainda hoje a verdade!

Pois bem, podemos ser todos demagogos e dizermos (como eu ouvi) “Porque é que Portugal não vai buscar directamente o dinheiro ao BCE?”. Não é preciso ser muito esperto para saber a resposta: porque não! São as regras definidas para a zona Euro; boas ou más são as regras que temos. Não vou discutir se a zona Euro foi boa ou não para Portugal.
Podemos também fechar os olhos e dizer que está tudo bem, que estamos todos bem, ou que estamos mal mas também estão todos mal! Sobre esta demagogia respondo como o meu Pai sempre me ensinou: “filho, as notas dos outros não interessam, o que interessa são as tuas notas!”.
Por fim, temos o discurso da verdade. Pode ser duro, chato e até maçador mas é a Verdade. E é isso que temos de encarar, não podemos continuar a fugir dos problemas que temos pela frente. Temos que encará-los e fazer o necessário para o bem do país, não no curto prazo porque aí já nada há a fazer, mas sim no longo prazo!
Com toda a sinceridade vos digo, não concordo com algumas ideias sociais que a Dra. Manuela Ferreira Leite defende, mas claramente nos aspectos económicos e na coragem de dizer a Verdade, duvido que haja muitos como ela em Portugal.
Concluindo, tivemos num ponto do tempo onde isto podia ter doído um pouco, era uma simples operação com anestesia local. Hoje temos uma operação bem grande a fazer, largas horas no bloco operatório e nem temos a certeza se vamos sobreviver…

3 comentários:

  1. O BCE está a financiar esta desgraça desde Abril, directamente comprando dívida soberana e também pelo funding dos bancos portugueses que estão a fazer o mesmo.

    A enorme pressão dos mercados esta semana obrigou o BCE a voltar a intervir para suster a alta dos juros numa altura em que a Espanha volta a ser objecto de preocupação.

    Trata-se de uma intervenção que vai contra os interesses da Alemanha e que será insustentável a muito curto prazo.

    Venham os chineses mas não há almoços grátis!

    ResponderEliminar
  2. Então, vamos falar de política?

    A verdade é que o PS - Partido da Sucata - não tem o monopólio da incompetência e canalhice neste terreno à beira mar.

    Para este estado de pobreza e indigência, o PSD foi decisivo logo a partir da "laranja mecanica" e das opções de betão dos governos de maioria cavaquista.

    A nossa corrupção que era artesanato passou então a ser um sector de ponta financiado por Bruxelas!!!!!

    Neste país, ainda há quem tenha memória.

    ResponderEliminar
  3. Os partidos do bloco central PS e PSD mesmo quando deixam o governo nunca saiem da esfera do poder e dos seus privilégios.

    Por isso, estamos a pagar os erros cometidos em nome da democracia e em que muitos enriqueceram sem nada dar em troca.

    Agora é a vez do PS roubar no governo mas ainda há muito "tacho" por aí nas mãos dos laranjinhas ...
    uma mão lava a outra, já diz o nosso povo.

    ResponderEliminar