sábado, 30 de abril de 2011

Reestruturação de Dívida Soberana – Para as Pessoas

Não poderia ser melhor. Qualquer ponto a mais de haircut é um sacrifício a menos que as pessoas vão ter que suportar. Quem pagará são os investidores da dívida, que perdem uma parte do seu dinheiro.
Mas atenção, não podemos olhar para isto como uma benesse. Nós somos os responsáveis pela dívida, temos é que ter vergonha pelo estado onde chegámos. E, acima de tudo, temos que demonstrar mais responsabilidade e vontade de dar a volta aos nossos problemas.
Não podemos olhar para esta situação como alguns olham, ao afirmarem que a culpa é dos nossos credores, não temos que lhes pagar nada, e ainda queremos sair da zona euro. Quem diz isso, não sabe o que diz, não sabe do que fala. Como alguém já disse, sair agora da zona euro é como voltar à Idade Média.
No final, teremos que procurar um compromisso para os sacrifícios a repartir entre os credores e a população e não esquecer que, após este evento, a nossa capacidade de ir ao mercado buscar dinheiro será impossível nos próximos 5 a 10 anos.
Esse será o tempo que teremos para fazer as reformas estruturais necessárias na nossa sociedade e na nossa economia, sempre com o apoio da União Europeia e do FMI, mas sobretudo com a nossa iniciativa e o nosso esforço.
As reformas vão ser complexas e terão consequências devastadoras no curto prazo. Vamos assistir ao aumento brutal do desemprego, às falências das empresas e das pessoas, ao incumprimento bancário. As pessoas vão ter menos dinheiro, através da redução dos salários e das prestações sociais. Não será fácil ter acesso ao crédito.
Ora, isto irá provocar uma queda no custo da mão-de-obra e no valor dos “assets” em geral em Portugal, ou seja, a deflação da nossa economia.
Esta será a base da nossa solução.

Diário do FMI em Portugal no Facebook

3 comentários:

  1. Este blogue é um "case study". "Toda a Verdade sobre os Mercados Financeiros e da Economia Portuguesa"? Uau! Por fim, alguém com nome de jornal diário que se dispõe a dizer "toda a verdade"! Ainda por cima em artigos de opinião! Assim, sim! Seria caso para perguntar quem e com que propósito? Se calhar... seria...

    Fico sempre preocupada quando me apresentam opiniões "anónimas" em bonitos embrulhos que lhes dão a aparência de "factos" e se torna difícil perceber de que lado sopra o vento... Sejam lá quais forem as intenções deste blogue... o piso por cá é escorregadio...

    ResponderEliminar
  2. Oh, libelinha, não seja tão desconfiada. claro que o blog tem opiniões que são a interpretação dos factos, tais como o(s) autor(es) os avaliam ... sugiro que vá à página dele(s) no facebook e tem lá matéria recolhida em montes de fontes, quase actualizada ao minuto!
    Para mim, é jornalismo digital do melhor. esqueça as teorias da conspiração e informe-se!!!!

    ResponderEliminar
  3. Razões para a desconfiança é que não faltam. A interpretação dos "factos", é, como sabe, algo de muito subjectivo...

    Informação "quase actualizada ao minuto"?... é outro motivo para preocupação. Quem quer que esteja do lado de lá, é um (?) trabalhador incansável... e certamente com muito tempo disponível para se dedicar à "causa" "desinteressada" do esclarecimento de "toda a verdade"...

    "Esqueça as teorias da conspiração e "informe-se"? Que ideia simpática! Eu, todavia, para me "informar" prefiro "factos", e quanto a artigos de opinião, gosto de os ver contextualizados...

    ResponderEliminar