sexta-feira, 8 de abril de 2011

Economia e Política

Sinto que ultimamente só falo de política. Parece que esqueci o meu objectivo de explicar, neste blogue, a realidade económica do nosso país. Mas, pensando friamente, para compreender a economia, temos que compreender a politica. Não apenas a interna, mas principalmente a externa.
Temos que tentar entender não só a actualidade, mas também o passado. Ao sermos capazes de analisar e compreender o passado, conseguiremos desenhar uma linha para o futuro.
A política não é apenas a sucessão de jogos tristes a que assistimos em Portugal. Isso é o pior da política. A política de verdade é a estratégia, o posicionamento e a orientação que um Estado assume, de forma coerente e sistemática, para contribuir para a evolução da sua sociedade e para o bem comum. Essa é a verdadeira Política.
Os jogos mesquinhos da pequena política provocam exactamente o contrário, crispam e enfraquecem a sociedade, porque beneficiam uns e prejudicam outros. No fundo, escondem a realidade. Porque enquanto se brinca à política, a política de verdade é esquecida...   

3 comentários:

  1. A realidade económica também passa pela política.

    Que é infeliz e desastrosa no caso de Portugal onde temos eleições a mais e governação e liderança a menos.

    Com mais e melhor educação, o povo o seria mais fácil de governar e menos difícil de conduzir e manipular, como diria Peter Brougham.

    ResponderEliminar
  2. Mas... ninguém viu o que se avizinhava!?
    Seria necessário ser bancário para perceber que não se pode emprestar dinheiro sem tentar perceber se quem pede pode depois pagar? Sejam pessoas ou organizações?
    Será necessário ser estadista para perceber que não promover a meritocracia e, inclusivamente, agir objectivamente para a impedir, a prazo, destrói uma sociedade?
    Tenham dó, não respondam!

    O que é que um português normal pode agora fazer?

    ResponderEliminar
  3. Pão e circo!

    Mas nós temos uma idiosincrasia nacional: imprimimos-lhe uma relação inversamente proporcional .... e o circo está a aumentar muuuuito!!

    Vai ser o bom e o bonito...

    ResponderEliminar