Pensado de uma forma criativa, José Socrates pode ser considerado o principal responsável por uma das maiores fraudes financeiras, ao nível de um Madoff, e utilizando, como ele, a mesma técnica: o famigerado esquema piramidal.
Madoff criou um hedge fund que prometia e pagava rentabilidades muito atractivas. Mas, na realidade, não existiam investimentos e, muito menos, rentabilidades. Os seus investidores mais antigos eram remunerados com a entrada de dinheiro dos novos investidores numa dinâmica perversa de pirâmide.
José Socrates pedia crédito nos mercados, prometendo pagar um juro, e garantia crescimento no país para ter capacidade de pagar essas responsabilidades. Mas, na realidade, esse investimento no crescimento nunca era feito, acabávamos por não crescer, e só conseguíamos pagar as supostas rentabilidades pedindo novos créditos com juros cada vez mais altos. Sempre com novas dívidas para pagar dívida antiga, num verdadeiro esquema piramidal.
No caso Madoff, já muitas vozes tinham alertado para o esquema, após fazerem os seus estudos e as suas análises. Mas poucos acreditaram, ou não quiseram acreditar, dadas as “rentabilidades” que iam obtendo.
Também com José Sócrates muitos avisaram os Portugueses, aqueles que estudam, analisam e acompanham a nossa situação económica e financeira. Mas, como todos, uns mais outros menos, íamos “ganhando” alguma coisa com isto, nada fizémos.
Quando Madoff foi apanhado pela justiça, ficaram com todos os seus bens e de outros elementos da sua família. Utilizaram-nos para compensar, dentro do possivel, os investidores vítimas desta mega fraude, dado que não existia nenhum tipo de activos no fundo.
Mas, ao contrário de Madoff, o “fundo” de Sócrates tem activos. Contudo, esses activos não asseguram uma rentabilidade suficiente que permita a Sócrates ir pagando aos investidores, levando o fundo à bancarrota. Agora, que fomos apanhados pela “justiça financeira”, quem vai ter que pagar aos credores são os activos do fundo, esses é que estão ser dados como garantia. E esses activos somos nós!
Madoff está preso... Sócrates nunca estará...
Sem comentários:
Enviar um comentário