terça-feira, 1 de março de 2011

Petróleo

Com a escalada da violência no Médio Oriente, assistimos ao aumento dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Estes aumentos, se se mantiverem por um longo período, vão ter consequências muito negativas para as economias mundiais.
Devido à forte injecção de dinheiro impresso para facilitar a liquidez nas economias, tanto nos EUA como também na Europa, começamos agora a assistir à primeira consequência: inflação. Nada que os bancos centrais não tivessem à espera. Até já estavam preparados para começar a retirar as ajudas à economia, por forma a estabilizar a infação.

Tudo isto é mais dificultado com o aumento do petróleo. Como podemos ver no gráfico acima, o aumento do crude tem consequências directas e um impacto negativo sobre o crescimento das economias. Acrescentado ainda o efeito “leverage” que provoca na inflação.
Concluindo, se estes preços dos combustiveis fósseis estabilizarem a estes níveis, ou ainda mais acima, vamos assistir a uma diminuição no crescimento económico mundial e ao aumento exponencial da inflação.
Nesse momento, os Bancos Centrais terão um grande problema nas mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário