quarta-feira, 23 de março de 2011

Investimento em Dívida Pública

Hoje olhamos para os juros da dívida portuguesa e vemos uma rentabilidade bem interessante. Muitos perguntam, então, porque é que eu não invisto em dívida pública portuguesa? Quais são os riscos? E as rentabilidades são mesmo garantidas?
Digamos que, em teoria, o investimento em dívida pública é o dos mais seguros. Em teoria, repito. Na realidade, tem tanto risco como qualquer outro investimento, o risco de default.
Num cenário normal, o Estado paga os cupões e as suas obrigações como definido. O risco acontece quando o Estado fica sem capacidade financeira para pagar as suas dívidas e avança para uma reestruturação da dívida ou mesmo um default.
A reestruturação da dívida consiste num conjunto de hipóteses, desde aumentar o prazo de maturidade das obrigações. Por exemplo, uma obrigação que supostamente maturava em Setembro de 2013 passa a vencer-se em Setembro de 2015, ficando assim o investidor exposto mais tempo ao risco Portugal e à subsequente desvalorização do título. Outra hipótese de reestruturação é a suspensão de pagamento de juros. Nesse caso, os investidores deixam de receber a rentabilidade do título por um determinado período de tempo.
O default é o cenário mais dramático. O Estado chega ao ponto em que não consegue pagar as suas obrigações e decide aplicar um haircut na dívida. O que isto significa é bastante simples. Na maturidade nós recebemos 100% do nosso investimento, mas se for aplicado um haircut, na maturidade só vamos receber o valor remanescente ao corte. Em termos práticos, vamos supor que comprei 5.000.000,00€ de uma obrigação de dívida portuguesa e o Estado decide aplicar um haircut de 40%. Na maturidade, recebo 60% do meu investimento que apenas corresponde a 3.000.000,00€.
Quando se investe em dívida pública é importante definir o prazo do investimento. Mais longo é o prazo, maior é o risco. É importante que todos tenham consciência que o risco de default em Portugal é muito real e isso já está implícito nos nossos juros. Obviamente que o risco vai aumentado conforme o prazo. Deixo-vos aqui a tabela da probabilidade de um default português implícita no mercado hoje (18:00):

Nota: Loss Given Default (LGD) de 50%

Sem comentários:

Enviar um comentário