quinta-feira, 24 de março de 2011

Contabilidade Mentirosa

Ontem José Socrates apresentou a sua demissão após o chumbo do PEC 4 na AR. Ainda não foi aceite pelo Presidente da República mas tudo indica que será.
O debate que ontem teve lugar na Assembleia da República foi só conversa para inglês ver, mas houve um ponto fundamental que poucos perceberam. Ficámos a saber que o buraco do BPN vai (para já) custar, aos cofres do Estado, 2 mil milhões de euros. Esse valor já devia estar inscrito nas nossas contas públicas. Mais uma vez, o governo brincou com a contabilidade.
Segundo o próprio Teixeira dos Santos, esse valor corresponde a 1,1% do nosso orçamento. O que consta é que o Eurostat já exigiu que ele seja imputado aos resultados do exercício de 2010.
Ora, isto tem um significado que é grave, muito grave, e é isso que os mercados não gostam.
A introdução desse valor nas nossas contas vai representar, de duas, uma: ou não atingimos a meta do défice para 2010, dado que os valores do governo apontavam para um défice de 6,9% e acrescentando agora os 1,1%, atingíamos o valor de 8,0%, bem acima dos 7,4% a que nos comprometemos com a UE. Ou, segunda solução, vamos caminhar para um PEC 5 onde vamos pedir mais austeridade para ir buscar mais 2 mil milhões de euros!
Este é o problema deste governo, ele mente, não diz a verdade, já ninguém acredita nele. Vê-se isso nos mercados todos os dias.
Deixo aqui uma pergunta. O que irão pensar os credores de Portugal quando souberem que não estava contabilizado, nas nossas contas públicas, o valor que corresponde a 1,1% de perdas no orçamento de 2010?
Dou aqui a resposta que tenho estado a ouvir, durante todo o dia, nos mercados. Afinal, Portugal é como a Grécia... também anda a esconder os buracos...

Sem comentários:

Enviar um comentário