terça-feira, 29 de março de 2011

Os Interesses do FMI

José Sócrates acusou o PSD de defender a vinda do FMI para “servir os seus interesses”.
Antes de mais importa esclarecer quais são os interesses do FMI. Esta instituição, da qual Portugal faz parte há mais de 50 anos, serve para acudir países que estejam em situação financeira muito grave e que necessitem de ajuda (dinheiro) para ultrapassar essas dificuldades. Basicamente, o FMI é um fundo com dinheiro para emprestar aos Estados com vista à sua reabilitação financeira. Esse processo é apoiado pelo FMI, cujas equipas de economistas especializados juntamente com o governo do país em causa montam um plano de recuperação financeira. O objectivo é recuperar a economia e as finanças públicas, bem como o pagamento de créditos concedidos pelo próprio FMI. Nos últimos 40 anos Portugal já teve duas ajudas externas do FMI cujos resultados todos podem consultar.
O FMI não é liderado por nenhum grande grupo económico português ou mundial. Não é presidido por nenhum militante de nenhum partido político. Não vai nacionalizar e controlar a economia portuguesa. Não vai ficar com os salários dos Portugueses e fugir de fininho na calada da noite. Não vai mandar construir nenhum Freeport em nenhuma área protegida. Não vai contratar boys a peso de ouro. Simplesmente não vai deixar que os interesses instalados no Estado continuem...
Mas vamos então fazer uma pergunta de outra forma: porque é que José Sócrates e o PS não querem o FMI em Portugal? Lá está, porque vai contra os seus interesses…
E porque é que José Sócrates diz que o PSD quer o FMI para pôr em prática medidas liberais? Se são medidas liberais que o PSD defende não sei, pois neste momento ninguém sabe qual o seu programa. Contudo, o FMI virá para Portugal e quase de certeza que irá propor medidas liberais para a nossa economia. Mas isso é mau?
É mau para aqueles que vivem em cima dos Estado. É mau para quem só teve cargos politicos e que não sabe fazer mais nada. É mau para os primos, padrinhos, cunhados, genros e cônjuges dos políticos. É mau para aqueles que não querem iniciativa privada. É mau para aqueles que não querem trabalhar e esperam todos os meses pelos subsídios. É mau para aqueles que tudo é de borla e tudo lhes cai do céu sem esforço. É mau para aqueles a quem o Estado tudo paga. É mau para quem está agora sentado numa secretária sem fazer nada à espera do fim do mês para receber o seu salário só porque é efectivo, independentemente do seu mérito…
Talvez os interesses do FMI sejam os melhores interesses para Portugal...

1 comentário:

  1. "Simplesmente não vai deixar que os interesses instalados no Estado continuem..."

    Não vai? :)

    Então parece-lhe que das duas vezes que cá esteve fez alguma coisa quanto a isso?

    Meu caro, FMI é um banco estilo cobrador do fraque. Vem cá, empresta dinheiro com taxa de usura e sim .. sai fininho pela noite quando tiver o dinheiro de volta.

    O resto é problema nosso.

    FMI é só mais um problema

    ResponderEliminar