quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sucesso Garantido

Ontem houve mais um leilão de Bilhetes do Tesouro, o que, de acordo com alguns, foi mais um sucesso! Vamos, então, analisar o quadro de resultados do leilão:

Vamos já desmistificar o mito (desculpem a redundância) que muitos usam para enganar quem não sabe: Quando se diz que a procura supera a oferta (Bid to Cover Ratio) em 2.5 vezes isso não é sinónimo de procura “real”. Passo a explicar, eu posso chegar ao leilão do IGCP e fazer um bid de 100 milhões de Euros a 6% de taxa. Isso aumentará o montante da procura mas eu sei que, realisticamente, só se houver uma desgraça, é que fico com o papel. E é isso que muitas vezes acontece, a pedido do IGCP às instituições financeiras nacionais e internacionais…
Agora vejamos, o leilão era de 500 milhões de Euros, o IGCP não quis pagar mais que 5.40%. Se repararmos, 237 milhões de Euros (47,4%) da emissão foi emitida na taxa mais alta. O restante ficou entre os 5% e os 5.39%. Os restantes bids (753 milhões de Euros que equivale 1.5 vezes o valor a emitir) eram todos entre 5.40% para cima. Onde deve estar lá os meus 100 milhões de Euros a 6%, a pedido do IGCP para dar um ar de sucesso à emissão!

1 comentário:

  1. A grande Amália Rodrigues disse uma vez: "Sou ignorante mas não sou estúpida!"

    Um dia este regime podre e mentiroso vai ter uma surpresa desagradável.

    Ai, Amália, canta-me um fado!

    ResponderEliminar