terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Capital Garantido! - Continuação

Dando continuidade à nossa conversa, outra forma como podemos estruturar um capital garantido é através de um Cupão Zero. Mas como é que isto funciona?
Para quem não sabe, um cupão zero é uma obrigação que não paga juros e que a sua rentabilidade provém do preço de desconto a que a compramos. Pagando sempre 100% na maturidade (se não houver default).
Agora vamos estruturar um capital garantido: Compramos uma obrigação risco Alemanha, cupão zero a 5 anos, ao preço de 80%. Esta obrigação vai ser o garante de capital, pagando 100% na maturidade (caso não haja default da Alemanha). Os restantes 20% vamos utilizar em activos de risco, logo onde vamos tentar buscar a tal prometida rentabilidade. Mas só nos resta 20% do capital… sendo assim, teremos de fazer algum leverage para dar rentabilidade.
Vamos apostar que o PSI 20 vai subir. Compramos assim uma opção call. Só nos resta 20% do investimento. Então teremos de comprar uma opção out of the Money (opção especulativa dado que o mercado não está nesses níveis) com um strike (objectivo) bem alto.
Só assim é que conseguimos garantir o capital e prometer uma rentabilidade interessante.
O que eu quero aqui demonstrar é que é muito bonito investir em produtos capital garantido, mas compreendam que não há milagres e o dinheiro não estica. Se fizermos um estudo sobre estes produtos vamos chegar à conclusão que foram poucos os que entregaram a rentabilidade prometida, ficando quase todos pelo tão falado capital garantido, com o todo o custo de oportunidade que isso acarreta.
Mais do que não correr riscos, o que é preciso é saber investir.

1 comentário:

  1. É de mim ou falta o texto do tópico? É para ver quem anda atento?;)

    ResponderEliminar