sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Boys Controlam Boys

Então vamos ter agora uma empresa pública que vai servir para controlar as outras empresas públicas. Traduzindo para linguagem corrente: Vamos ter mais Boys a controlar os Boys!
Este caso é apenas mais um do nosso Estado burocrático, onde a criação de leis e de regras só tornam a máquina mais pesada e lenta. É como nas empresas, quando aprendemos os vários tipos de liderança: um líder burocrático torna as decisões mais lentas, é mais controlador e centraliza todas as decisões nele.
Mas então é necessária uma empresa para controlar empresas? Isso só significa uma coisa: quem gere essas empresas não gere bem! Não seria mais fácil mudar a gestão das empresas, passando a ter pessoas mais qualificadas, mais profissionais e com mais ética? Ficaria com certeza mais barato e menos burocrático.
Há casos de boa gestão nas Empresas Públicas e são esses que vão ser mais prejudicados (uma vez mais). Terão que lidar com ainda mais papelada, maior dificuldade de optimização dos seus recursos, maior dificuldade em atingir os seus objectivos.  
No final do dia, teremos sempre os mesmos incumpridores, os mesmos abusadores, os mesmos aproveitadores. E será que a Burocracia os consegue limitar? Não, porque são Boys!

Sem comentários:

Enviar um comentário