sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Caso BPN

Começou o julgamento do caso BPN em que se fala muito de burlas associadas a offshores. De facto, neste processo pouco se entende. Realmente, o que é o buraco do BPN? Quais são os números verdadeiros? E como foi possível isto ter acontecido?
Vamos voltar um pouco atrás, ao inicio desta história. Antes da nacionalização, todos sabíamos que havia problemas no BPN e que o Banco de Portugal também sabia. Portanto o BdP que não lave as mãos da responsabilidade, porque é ele que tinha a obrigação de fiscalizar o BPN, como todos os outros bancos do sistema.
Para ser sincero, é tarefa que eu não acredito que tenha feito correctamente.
Na altura em que o BPN foi nacionalizado, o ministro das finanças falou de um buraco de cerca de mil milhões de euros. Hoje, passados dois anos, o buraco já ascende a cinco mil milhões de euros, ou seja, cinco vezes mais.
Foi uma avaliação incorrecta da situação? Eu penso que não. Então, como chegamos a valores tão diferentes? Bem, com a nacionalização do banco, o BPN foi integrado na CGD e o que o Estado fez foi transferir investimentos que representavam perdas na Caixa para o BPN transformando este num “bad bank”. E assim chegamos a este novo valor de perdas.
Relembro que, se no inicio existiam alguns interessados no BPN, já depois de revelada a intoxicação do banco, não apareceu nenhuma proposta firme de compra. Apenas surgiram algumas demonstrações de interesse, mas sempre com a condição de negociar as perdas latentes no banco.
Tudo isto foi excelente para o governo. Transferiu erros de gestão no banco público para um outro banco que era negativamente conotado com o principal partido da oposição e com figuras muito próximas do actual Presidente da República.
No final do dia, quem paga são os nossos impostos. Seja na CGD ou no BPN, a factura percorre sempre o mesmo caminho até aos contribuintes.
Esta é a realidade do caso BPN. Aos que não acreditam, digo que estudem um pouco as contas dos dois bancos envolvidos e as operações que tiveram lugar depois da intervenção. O problema é que ninguém quer fazer isso…

2 comentários:

  1. Mais uma vez, fico grato por alguém ver além da superfície e partilhar! Já aprendi muito neste blog.

    ResponderEliminar
  2. E também havia a carochinha e o lobo mau que foi ao circo no Natal. Deixe-me rir meu caro.

    ResponderEliminar