quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Banco Central Europeu Vs Alemanha

Hoje tivemos a notícia do aumento de capital, por parte do BCE, em 5 mil milhões de Euros. Passou a ter assim um capital social de 10.76 mil milhões de Euros, o que significa quase uma duplicação do montante anterior.
Tudo isto para que o Banco Central tenha capacidade financeira para lidar com a volatilidade e com as potenciais perdas geradas pelo programa de compra de títulos de dívidas públicas.
Isto acontece depois da Alemanha não ter autorizado um aumento do Fundo de Estabilização de Dívida Soberana obrigando, assim, o BCE a ter que tomar medidas por ele próprio, com vista a estabilizar o mercado de dívidas públicas periféricas.
Hoje e amanhã teremos um decisivo Conselho Europeu, onde o mercado espera novas medidas, mais firmes, na defesa do Euro.
Entretanto vamos já ouvindo notícias de um certo descontentamento por parte de alguns líderes europeus acerca da forma como Merkel está a querer lidar com toda esta crise, nomeadamente no que se refere à falta de empenhamento da líder Alemã na defesa do Euro.
Claramente, uma das vozes mais discordantes sobre todo o processo é Jean Paul Trichet, tendo já várias vezes dito em público que não concordava com as medidas propostas, mas que “quem decide é o Conselho Europeu”.

Sem comentários:

Enviar um comentário