sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano de Poupança e Reforma

Um seguidor deste blog disse aqui que “o sistema nacional de segurança social é falível e os PPR´s dos bancos nacionais ainda mais”. Pois bem, é caso para dizer que os vossos comentários já se antecipam aos meus.
Eu ia abordar exactamente esse ponto porque realmente o que foi dito é verdade.
É que todas as sociedades gestoras de PPR´s estão ligados aos bancos nacionais ou às seguradoras dos bancos… Já repararam que não existe gestora independente que não esteja associada a um banco ou seguradora, ou seja, associada aos vícios dos bancos e à sua pouca transparência na gestão de fundos?
Eu apenas conheço uma sociedade gestora que escapa a esta avaliação negativa, a Optimize Investment Partners. Para quem não conhece, é uma pequena gestora de fundos que tem neste momento apenas cerca de 35 milhões de euros sobre gestão e é especializada na gestão de PPR´s. Foi fundada há dois anos por um emigrante português em França, José Santos Teixeira, que a seguir a uma viagem que o filho fez a Portugal verificou que aqui nenhuma gestora de fundos de PPR’s era totalmente independente de outras sociedades financeiras.
Atenção, gostaria de dizer que não tenho nenhuma ligação, participação ou investimento na Optimize Investment Partners. Apenas participei numa conferência onde apresentaram o seu modelo e onde José Santos Teixeira explicou muito bem a nossa realidade e para onde vamos evoluir nesta área de negócios.
Acredito que é neste nicho de mercado que se devem fazer todas as apostas, ao criar sociedades gestoras de PPR´s competentes, muito profissionais a trabalharem para assegurar melhores reformas para todos.
Sobretudo, afastados da banca e do risco da gestão pouco transparente que algumas sociedades gestoras de fundos partilham com as suas casas mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário