quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Bolha

Temos estado a observar um “rally” fantástico no mercado americano que parece que ninguém consegue parar. Mas será esta alta sustentável? Quais são aqui os fundamentais?
Eu não acredito neste “rally” porque os fundamentais não estão lá, mas sei que a razão deste movimento é puramente “liquidity driven”, ou seja, existe dinheiro a mais nas praças dos Estados Unidos que tem que ser colocado pelos investidores a trabalhar.
Isto acontece devido à aposta do FED no QE. A Reserva Federal já injectou cerca de 2 triliões de USD no sistema e este é o resultado.
E será isto bom para a economia americana? Será que traz crescimento económico? O que se começa a ver é que os grandes beneficiários desta politica são as grandes empresas e os bancos que continuam a poder financiar-se facilmente no mercado, com valorizações nas suas cotações em bolsa.
Mas o pequeno e médio tecido empresarial não está a sobreviver, e é nessa franja de negócio que vemos as empresas a fechar, as pessoas a ficarem sem emprego e a economia a entrar em colapso. Na realidade, este QE está a ter um resultado preverso nos EUA. Eu, que sou um frevoroso apoiante da impressão de dinheiro pelo banco central neste tipo de crises, vejo que aqui o resultado está longe do ideial porque o dinheiro concentra-se apenas na área financeira ficando a “economia real” sem acesso a esta “injecção” massiva de capital.
O resultado é esta bolha tremenda que estamos a criar no mercado “equity” americano, sem nenhuma sustentação a prazo.
Pergunto como vai ser quando percebermos que os preços das matérias primas não param de aumentar, que EUA estão com um deficit incontrolável, que não vamos ter crescimento sustentável nos próximos anos e que aquilo que todos acreditávamos ser a nossa salvação, o crescimento dos países emergentes, não passa de mais uma bolha...?

Sem comentários:

Enviar um comentário