segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mercados e Políticos

A Bloomberg fez recentemente um survey junto dos mercados financeiros sobre a possibilidade de reestruturação da dívida grega. Mais de 85% dos analistas do painel dos inquiridos acreditam que não haverá outra solução para a Grécia. E desses, 59% dizem que Portugal e a Irlanda vão pelo mesmo caminho. Isto são os mercados a falar.

Como vimos, especialmente nestas duas semanas, para os mercados a reestruturação é uma solução penosa e difícil. Os investidores estão nervosos, sabem que vão perder dinheiro, mas sabem também que, mesmo com receio das consequências que isso terá para eles, não há outra solução para resolver a crise das dívidas soberanas europeias.

Os políticos nem querem ouvir falar de reestruturação de dívidas soberanas, para eles existem sempre outras soluções. Essas soluções apenas compram tempo, a um preço cada vez mais caro, e adiam um problema que se vai agravando à medida que a confiança dos investidores vai diminuindo.

No final do dia, estamos a falar de economia e de dinheiro. Ter ou não ter dinheiro, ter ou não ter capacidade de pagar os créditos, os juros. É apenas isso. E será que a política conseguirá “transformar” uma argumentação rígida em dinheiro…?

As economias europeias mais fracas, cada vez mais endividadas e em ambiente recessivo, com quebras brutais no investimento público e privado, ameaçadas por fracturas sociais que podem revelar-se muito graves, alguma vez irão gerar riqueza, suficiente e sustentada, para pagar as suas dívidas nos montantes e nos prazos acordados com os credores? 

Os mercados não acreditam. Os políticos dizem que sim. Quem terá razão…?

Sem comentários:

Enviar um comentário