segunda-feira, 6 de junho de 2011

Liberalismo

Os resultados das eleições de ontem abriram um novo caminho para Portugal. Caminho politico claro, porque economicamente já está tudo definido pelo acordo assinado com a troika. Foram agora escolhidos aqueles que o vão executar.
Não escondo que defendo o liberalismo na economia, e a vitória do programa de governo do PSD pode ser encarado por mim como uma vitória. Mas hoje, no dia em que o liberalismo vingou pela primeira vez em Portugal, não sinto euforia nenhuma. Como sabemos, nos partidos uma coisa é o que está no papel, outra coisa são os actos.
Tenho algumas dúvidas que o Partido Social Democráta e o Partido Popular tenham a capacidade de por em prática um conjunto de medida que irá “revolucionar” a nossa sociedade e economia. A minha outra dúvida passa pela capacidade dos portugueses entenderem os beneficios dessas medidas, que não irão ter visibilidade no curto prazo, como os subsídios e companhia, mas onde os resultados irão aparecer apenas no médio e longo prazo.
Fiquei supreendido com o resultado do Bloco de Esquerda. Penso que os portugueses entenderam que aquele partido é apenas um vendedor de ilusões, diz o que todos gostam de ouvir, mas na realidade não funciona, não é praticável, não é realista e não nos levará a lado nenhum.

2 comentários: